Nova Descoberta da Medicina – Jan/2019

imagem do artigo principal

(Grüneboom et al. / Metabolismo natural)

Um novo tipo de vaso sanguíneo foi descoberto escondido em ossos humanos

PETER DOCKRILL

22 de janeiro de 2019

Muitas vezes pensamos em osso como algo que é estruturalmente sólido, especialmente sua camada externa dura, chamada osso cortical.

Mas uma nova descoberta de passagens ocultas nunca antes vistas que atravessam esses órgãos rígidos tanto em animais como em humanos poderia levar a uma reflexão sobre a estrutura e a função da anatomia esquelética básica.

Elon Musk provavelmente aprovaria .

"É realmente inesperado poder encontrar uma estrutura anatômica nova e central que não tenha sido descrita em nenhum livro didático no século 21", explica o imunologista molecular Matthias Gunzer, da Universidade de Duisburg-Essen

012 rede secreta óssea túneis vasos sanguíneos TCVs 1(Grüneboom et al. / Metabolismo natural)

Esses minúsculos canais, chamados de "vasos trans-corticais" (TCVs), podem ser novos para a ciência, mas ajudam a explicar como as primeiras infusões de drogas pioneiras no campo de batalha foram capazes de reviver rapidamente soldados feridos.

Em tais emergências, os médicos nem sempre têm tempo ou capacidade de encontrar ou acessar veias, recorrendo à injeção direta de drogas na medula óssea.

"Apesar de acumular evidências da presença de um complexo suprimento sangüíneo nos ossos, os mecanismos moleculares e a anatomia subjacentes a essas rápidas mudanças de células e de líquido da medula óssea para a circulação permaneceram ilusórios", explica um comentáriosobre a nova pesquisa.

Agora, a base desse mecanismo é exposta, tendo sido descoberta por acidente há vários anos. Gunzer estudava células sanguíneas fluorescentes em camundongos e as observou sob o microscópio, parecendo passar pelo que deveria ser um osso sólido .

Incapaz de descobrir qualquer coisa na literatura médica que pudesse explicar o fenômeno, ele inventou um novo projeto de pesquisa para explorar o que estava acontecendo.

No novo estudo, a equipe de Gunzer usou uma substância química chamada cinamato de etila em ratos tibiae (ossos da perna) para "limpar" os ossos, tornando-os transparentes.

Em seguida, usando uma combinação de microscopia de fluorescência de folha de luz (LSFM) e microscopia de raios X, eles foram capazes de detectar pela primeira vez várias centenas desses minúsculos TCVs passando pela camada cortical dos ossos da perna.

Segundo os pesquisadores, uma tíbia de camundongo pode conter mais de 1.000 desses pequenos capilares, e surpreendentemente, a equipe diz que mais de 80% das artérias e 59% do sangue venoso passa pelos canais.

Isso é muito fluxo de sangue para algo que os cientistas nem sabiam.

"Eu nunca vi esses navios", disse o pesquisador de biomecânica Ralph Müller, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, que não esteve envolvido no estudo, à STAT .

"Mas nós nunca realmente olhamos também. Então, isso é uma surpresa para mim … isso certamente vai precisar de alguma replicação em outros laboratórios".

Quando a equipe examinou a anatomia humana por meio da imagem do osso da perna de um voluntário humano (o próprio Gunzer), eles encontraram evidências do mesmo tipo de estruturas TCV, embora fossem mais espessas, e os pesquisadores reconhecem que é necessário mais trabalho para confirmar sua função exata.

Quanto à forma como essas passagens ocultas escaparam ao nosso conhecimento até agora, a equipe diz que o avanço se deve aos avanços tecnológicos na geração de imagens, mas eles admitem que até eles estão surpresos com o resultado inesperado.

"É totalmente louco ainda há coisas para descobrir sobre a anatomia humana", disse Gunzer à New Scientist .

"Nós descobrimos vasos sanguíneos em um novo lugar que não conhecíamos antes."

A descoberta – que lembra um outro sistema secreto de tunelamento no crânio descoberto por um estudo conduzido por Harvard no ano passado – poderia trazer todo tipo de novas pistas médicas para pesquisas sobre doenças inflamatórias, lesões nos tecidos, migração celular ou apenas como o sangue flui.

"Como as principais patologias ósseas estão associadas a alterações no sistema TCV", escrevem os autores em seu artigo , "novas possibilidades de pesquisa que caracterizam ainda mais o papel das TCVs na biologia e na doença esquelética podem ser visualizadas".

As descobertas são relatadas no Nature Metabolism .

Página para consultas: Página do Artigo

Participe da discussão

2 comentários

1. Olá Marcia! Há um texto juntamente com este vídeo, basta clicar no botão info cujo desenho é uma folha.

No texto diz: Em um novo estudo, pesquisadores na Alemanha relatam encontrar uma rede de vasos sanguíneos finos, previamente não detectada, que agem como um sistema secreto de tunelamento no interior do osso, ajudando as células do sangue e do sistema imunológico a se espalharem de maneira eficiente e rápida por todo o corpo.

A medicina está descobrindo ainda muitas coisas dentro da anatomia humana. A recém descoberta foi justamente que há vasos muito finos que estes teriam múltiplas funções dentro dos ossos(onde todos achavam que os mesmos são sólidos e rígidos).

Leia o texto com calma que compreenderá 🙂
      Excelente treino!