A Terapia e Como Aumentar a Força da Terapia – Desvendando Mistérios (Soonen)

Colocamos abaixo alguns ensaios do Mestre Okada. Muito se tem falado como aumentar a potência ou resultados da Terapia. São muitas as discussões. Pensando em desmistificar essas dúvidas, resolvemos colocar abaixo o ponto vital de ter uma Terapia verdadeiramente forte e resultados maravilhosos.

De forma alguma pode-se pensar que dessa forma se dispensa as técnicas e treinamentos necessários para entender corretamente a lógica das purificações, a origem das doenças e mesmo como resolver difinitivamente diversos tipos de problemas. Importante frisar que tudo o que foi colocado no Nível 1 deve ser praticado ao máximo. No Nível 2, a partir dos ensaios abaixo, verificaremos o quanto precisaremos melhorar. Tais  ensaios mostram realmente o verdadeiro poder que existe dentro de cada um de nós, e que quanto mais se ministra aumentará ainda mais nossa capacidade de ajudar as pessoas, além de aumentar significativamente nossos mais belos e nobres sentimentos. Dessa forma encarem o que se segue como o "verdadeiro" segredo para aumentar o poder da Terapia.

 

Discurso de Inauguração da Associação Japonesa de Saúde

Considerando a variedade de métodos terapêuticos que devem surgir de agora em diante, senti que precisa ( precisava ou preciso ) fazer algo. Kannon também concordou. Para isto serei utilizado como instrumento. É algo que há um ano sequer se podia imaginar. De qualquer forma era algo que, com a chegada do tempo, aconteceria inevitavelmente e certamente irá se desenvolver. Em vista disto o propósito da Associação de Saúde é eliminar a doença; apenas com a Associação Kannon seria algo bastante restrito pois os adeptos de outras religiões, como o cristianismo ou tenri-kyo, hesitariam ao ouvirem falam em Kannon. Ainda, as pessoas persistem resolutas na superstição científica. Sob esta perspectiva não há outro meio para ajudar estas pessoas. Até agora existia apenas uma única e estreita porta para a salvação; esta que se abriu hoje é muito mais ampla sendo bastante simples atravessá-la.

… Gostaria ainda de informar que, como vocês sabem, a medicina moderna está completamente equivocada sendo incapaz de curar as doenças. Embora se possa acreditar que ela cure, esta cura não é absoluta sendo, portanto, um terrível engano. Na verdade, o objetivo é, aos poucos, aumentar o número de pessoas doentes. Aumentando o número de pessoas doentes, aumenta-se o número de pessoas sem vigor.

Visando a salvação é que Deus informa estas coisas. Cabe então notificar muitas pessoas ao mesmo tempo em que se forma muitos terapeutas.

Um treinamento será aplicado para a formação dos terapeutas que logo serão muitos. Portanto, convém cursá-lo tão rápido quanto possível, a tais pessoas Deus fará com que se tornam ( tornem ) perfeitas. Em algum momento faremos também uma espécie de seguro saúde. Se, por exemplo, uma família ganha 2 ienes num mês e "compra" com estes dois ienes o seguro saúde de nossa instituição se curará rapidamente. Com este seguro, mesmo o médico conseguirá curar o segurado em dois ou três dias. Assim, todas as pessoas poderão ser salvas. É na verdade um seguro para a cura de doenças e por meio dele ocorrerão muitas curas. Com um método de cura como este, muitas pessoas poderão ser salvas e verdadeiramente deixarão de existir pessoas doentes. Talvez, na história humana, um empreendimento deste porte nunca tenha sido idealizado.

(OoShin)

 

A racionalidade do nosso Tratamento

O mais importante é o tieshokaku. É compreender diversas coisas. Eu disse compreender, mas não deverá ser a compreensão errada. A referência são os Ensinamentos. Se conseguir compreender a maioria das coisas escritas nos Ensinamentos, é porque possui mais ou menos o tieshokaku. Há pessoas que não conseguem compreender, outras que na hora compreendem, mas que ao chegar em casa já esqueceu. Se consegue compreender de pronto diversas coisas, é porque o tieshokaku está evoluindo. Para adivinhar qual é a doença vendo os sintomas, é preciso ter o tieshokaku bastante avançado. Portanto, se antes compreendia cinco coisas e hoje compreende seis ou sete, é porque o tieshokaku está evoluindo. (1º de julho)

Em tudo o importante é acertar o ponto vital. Mas é frequente estarem errando a mira. Isso não se limita à doença. O mesmo se aplica ao dia-a-dia, às conversas, a diversas coisas; mesmo no que se refere à divulgação, quando alguém está em dúvida se vai se converter ou não, se nós dissermos aquilo que responde exatamente aos seus questionamentos, a pessoa decide se converter, mas isso é uma tarefa nada fácil. Mas quando o tieshokaku da pessoa avança, torna-se mais fácil encontrar esse ponto vital.

Em tudo, é importante atacar o ponto vital. E não deve ficar impaciente quando não encontra o ponto vital. Há vários motivos para isso acontecer, entre eles o fato de não ter chegado a hora. Portanto, basta que esteja sempre atento para esse aspecto, para encontrar o ponto vital quando chegar a hora. Por isso, às vezes a febre insiste em não abaixar, mas tão logo alcança o ponto vital, ela abaixa. Vocês também devem passar por tal experiência, mas enfim, encontrar o ponto vital é a condição mais importante da vida. (5 de julho)

O ser humano deve cultivar a mente capaz de descobrir o ponto vital. A fé também faz parte do treinamento para tanto. A nossa Instituição consiste em “Su”, portanto, o fundamental é compreender isto que antes não compreendiam e salvar tendo isto como essência. Se analisar ou praticar as coisas ou com esta atitude mental, o resultado será maravilhoso. Não é tarefa fácil, mas se pelo menos conseguir detectar as adjacências do ponto vital, já estará muito bom. (5 de julho)

MUITO IMPORTANTE:

Eu disse que não podem fazer o que não é coerente, pois por mais que a pessoa se empenhe, se as condições para realizar nosso Tratamento não estiverem coerentes, não conseguirá curar. Creio que compreendam mais ou menos porque eu disse isto outro dia, mas uma das condições para não estar coerente é o desconhecimento acerca de Deus. Existe uma grande diferença entre a pessoa que conhece Deus e a que não conhece Deus. Quem não conhece é perdoado mesmo que se comporte de forma muito desrespeitosa, porque ele não tem conhecimento. Mas se uma pessoa que se converteu há um bom tempo e que deveria ter conhecimento agir de forma incoerente, ela não receberá a graça. Deve-se pensar bem sobre este aspecto também. Quando a pessoa tenta, mas o resultado não é o esperado, pensa que o seu poder espiritual para fazer nosso Tratamento é fraco, mas é muito raro ser por causa disso; na verdade o que é frequente acontecer é não estar acertando a mira e as condições não estarem coerentes, portanto, é preciso que se torne capaz de perceber isso. Isso constitui o conhecimento correto da pessoa. Portanto, o mais importante é aprimorar o conhecimento correto. Quando conseguir aprimorar o conhecimento correto, o ponto vital será descoberto rapidamente. Isso tem muito a ver com tudo. Isso se aplica ao que não tem relação com a fé, como a política e a economia, por exemplo. Há pessoas ilustres que fazem várias tentativas, mas é muito frequente estarem errando a mira. (6 de julho)

Um Exemplo de Mokiti Okada sobre doenças:

“Tem câncer na cárdia e no esôfago, e pela garganta só consegue ingerir cerca de 400ml de leite, e a alimentação restante a pessoa obtém pela sonda gástrica. Quando fazmos nosso Tratamento, a região da cárdia fica nebulosa e a luz não passa. O que fazer neste caso?”

Mokiti Okada: Deve parar. Não há como se salvar fazendo coisa errada assim. Se ficar se atendo a isso, terá muito trabalho por nada, será um trabalho perdido. Portanto, jamais deve fazer isso.

Continuando:

E depois, como eu escrevi outro dia, já está definido quem vai ser aniquilado e quem vai ser salvo. Portanto, por mais que se esforce, quem está fadado a ser aniquilado não tem como ser salvo. Portanto, se o esôfago está ruim e a cárdia está isso ou aquilo, é porque já passou para o lado que não tem salvação. Se era para ser salvo, já teria abraçado a fé antes que isso acontecesse. Portanto, é inútil tentar salvar pessoa assim. Isso não é nada complicado; basta distinguir. Dá para distinguir rapidamente se a pessoa será salva ou se não tem mais jeito. Pessoas para as quais tudo corre bem estão na hora de se salvar. E as pessoas para as quais o tratamento não vai bem são pessoas que não serão salvas. Como escrevi no artigo de outro dia, há muito mais pessoas que não se salvam; nem é uma em dez que se salva. No início, as pessoas fazem o Tratamento achando que todos vão se salvar, mas por se dedicar a pessoas que não serão salvas, negligenciam quem será salvo, o que constitui um grande erro.

Se o tieshokaku estiver aprimorado, a pessoa consegue distinguir isso também. Portanto, se aprimorar o tieshokaku, será capaz de fazer tal julgamento. E quem tem o tieshokaku aprimorado sabe responder corretamente quando perguntado, por isso as pessoas em geral também abraçam a fé rapidamente. (1º de julho)

IMPORTANTE:

Acontece com qualquer doença, mas as pessoas se curam ou não se curam conforme a intensidade do poder espiritual do nosso Tratamento.

Esse poder espiritual se intensifica mais quanto menos fizer força. Portanto, o importante é não fazer força. Se tornar-se capaz de não fazer força de verdade, terá conseguido um grande feito. Do resto, o poder espiritual aumentará conforme a intensidade da fé da pessoa. Isso significa que o fundamental é o tieshokaku. E outra coisa com que se deve tomar cuidado é que a presunção faz o poder espiritual diminuir drasticamente.

IMPORTANTE:

"Pergunta — O que acontece quando alguém dedica para prestar ajuda a outras pessoas?

Mokiti Okada — Aquele que foi ajudado sempre agradece ao seu benfeitor, e o soonen de agradecimento tem o poder de eliminar as máculas do dedicante. Assim, a repetição desse movimento amplia a alma daquele que prestou ajuda, porque a alma é livre para aumentar ou diminuir de tamanho."

(O caminho da Felicidade)

 

Soonen e Reino Divino

"Para que o Reino de Deus se estabeleça na Terra, precisa ser primeiro criado dentro de nós mesmos. Jamais será possível fazê-lo surgir externamente, de um momento para outro, devido a inúmeras circunstâncias impostas pela vida neste mundo ou mesmo por causa de problemas familiares.

O nosso coração, entretanto, não depende de ninguém. É nele, então, que se encontra a semente original para o estabelecimento do Reino do Céu na Terra.

Será, portanto, a partir de cada um dos corações humanos, construído inicialmente na família; depois, como resultado, no país e, mais tarde, no mundo todo. Insisto, por isso: em primeiro lugar, antes de tudo, cada ser humano deverá criar no próprio coração o Reino de Deus."

(Evangelho do Céu vol 3)

 

Soonen e apego

"Uma das formas de preocupação consiste em querer salvar de qualquer jeito. Esse modo de proceder põe em evidência somente o trabalho humano. Então, ao canalizar nosso Tratamento, não se deve desejar o restabelecimento de alguém, mas apenas entrega-lo a Deus.

Dessa forma, o ministrante estará agindo de maneira a eliminar o apego através do qual o seu próprio soonen interfere na ação do poder de Deus, impedindo-o de se manifestar.

Por exemplo, costuma ocorrer, com muita frequência, a morte de um enfermo, quando se deseja obsessivamente a sua recuperação, mesmo que seja através da força mental. Se, contudo, o problema da enfermidade for colocado nas mãos de Deus e houver resignação, na maioria das vezes, acontece a cura."

(Evangelho do Céu vol 2)

 

Soonen e bom senso

"Muitas das adversidades que afetam o ser humano estão relacionadas a questões monetárias. Quando, então, alguém precisa muito de dinheiro e, por isso, o deseja ardentemente, não consegue obtê-lo; mas, se não dá tanta importância a essa necessidade, o dinheiro entra com abundância.

Ocorrem também transtornos semelhantes aos da problemática econômica nas demais questões existenciais. De um modo geral, o ser humano não as consegue resolver devido à excessiva confiança depositada na própria capacidade. Acha simplesmente que ele mesmo tem condições de solucionar tudo.

Foi, por exemplo, a atitude dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. Planejaram uma forma maciça de ataque para atingir, de uma só vez, todos os pontos estratégicos. Não deu certo, pois confiaram apenas na habilidade que julgavam possuir."

(Evangelho do Céu vol 2)

Não existe, portanto, soonen definido. Hoje alguém que o tenha preto, amanhã, poderá torná-lo branco; ou, ao contrário, alguns minutos atrás, estava claro e, agora, ficou nublado. Para que tais variações ocorram, basta, por exemplo, substituir o pensamento de praticar o Bem pela ideia oposta segundo a qual servir ao próximo não passa de mera bobagem.

Nessas circunstâncias, o soonen, que antes brilhava límpido, de repente, fica escuro. Concluindo: para conseguir o aprimoramento espiritual que mantenha o soonen em alto grau de extensão, cada pessoa deve apoiar-se numa fé inabalável." (Evangelho do Céu vol 2)

 

Soonen e Terapia

"Durante a canalização do nosso Tratamento, o ponto mais importante reside no soonen presente no coração do ministrante *11. Assim, pois, quando alguém ingressa na nossa Instiuição, tendo compreensão perfeita dos Ensinamentos, é maravilhoso. Qualquer mamehitos (Terapeuta), estando imbuído dessa sinceridade, sente o desejo de salvar o maior número possível de pessoas que sofrem vitimadas por doenças de toda espécie.

Quem cultiva, portanto, dia a dia esse sentimento de amor e dedicação, consegue curar com muita facilidade.

Se, ao contrário, o mamehito fica satisfeito e se preocupa apenas com o seu próprio bem-estar, chegando mesmo a sentir-se feliz por estar recebendo graças que lhe permitem viver com tranquilidade, nunca vai canalizar uma Terapia poderosa; por isso, dificilmente ocorrerão curas. Quem tem, portanto, bastante makoto (sentimento sincero) não consegue ficar indiferente ao sofrimento das pessoas. Quer, na verdade, salvar todas elas sem restrição alguma. Tal maneira de agir constitui uma das mais nobres virtudes nascidas no âmago do coração humano.

Outra questão fundamental à qual se deve ficar atento é a seguinte: quando alguém ministra nosso Tratamento pensando que, ao ajudar este ou aquele, poderá receber bastante dinheiro, obter sucesso próprio ou adquirir poder e fama, com certeza, o resultado será péssimo, embora aparentemente se tenha a impressão de que houve a cura.

Tenham, por conseguinte, muita consciência de que tudo acontece conforme o soonen do ministrante (Nota do tradutor: Terapia com soonen correto – Após Mokiti Okada ter entrado na fase final de purificação, antes de Sua partida para o Mundo Divino, um dedicante ouviu d'Ele, repetidas vezes, que, a partir daquele momento, a Luz de Deus só atuaria através do soonen perfeito do ministrante. Deveriam, pois, todos os membros dar destaque muito especial a esse princípio. Daí a necessidade de conservarem firmemente, no coração, o pensamento do amor ao próximo, associado à vontade firme de querer-lhe o bem, para que pudessem cultivar um sentimento único, gerador de extraordinária força, capaz de resolver, através do nosso Tratamento, qualquer problema). Quem age de acordo com a vontade de Deus tem sempre muita proteção e enorme força. Ainda lhes quero lembrar mais uma vez que eficácia na canalização do nosso Tratamento depende em grande parte do coração de quem o aplica.

Muitas vezes, mesmo que o ministrante tenha atingido a raiz através do fio espiritual, podem ocorrer modificações ao atravessar-lhe o corpo. Acontece um processo mais ou menos semelhante ao da água pura que, ao passar num cano sujo, fica contaminada. Quando, porém, percorre um caminho limpo, conserva a sua pureza."

(Evangelho do Céu vol 2)

"Ministro — Dependendo de quem ministra nosso Tratamento, quem o está recebendo sente uma diferença de vibração. Por quê?

Mokiti Okada— De fato, é grande a diferença de vibração, dependendo de quem ministra nosso Tratamento, fato que se relaciona à ligação espiritual entre receptor e ministrante e também ao soonen de ambos que, por sua vez, devem procurar manter o coração, o pensamento e a vontade centrados no poder da Luz que está sendo canalizada para a salvação de alguém.

Também pode-se notar a diferença vibratória existente entre um ministrante novo e um mais antigo; inclusive, ainda há mais um ponto a ser levado em consideração: a fé do ministrante. Portanto, são vários os fatores que podem determinar diferenças na vibração do nosso Tratamento. Então, a atitude mais correta consiste em nunca se procurar definições, já que, de repente, tudo pode mudar, ou seja, um soonen bom pode vir a se transformar em negativo, uma fé bem firme pode sofrer um abalo, ou ainda a possibilidade de haver queda no nível espiritual de um membro antigo."

(A Arte do Johrei Tratamento vol 2)

"Ministro — Como se resolver esse problema de encosto?

Mokiti Okada— Irradiando Luz através da palma da mão. Além disso, pelo soonen, o ministrante deve fazer a Luz que está sendo canalizada atingir o espírito encostado. Dessa forma, ele enfraquece."

(A Arte do Johrei Tratamento vol 2)

 

… um espírito vigoroso e amplo não se amedronta com nada. Por isso é necessário que se cultive a fé, para que, dessa forma, a timidez possa desaparecer. Ao se agir assim, o soonen de entregar-se e agarrar-se a Deus fica bem fortalecido e a fraqueza da alma se desfaz. Na verdade, quando a nossa fé se eleva paulatinamente, podem até ocorrer terremotos. É até possível que fiquemos assustados em alguns momentos, já que somos seres humanos, mas logo depois já estaremos recuperados, porque com a certeza de estarmos sob a proteção de Deus, sabemos que não corremos perigo algum. Consequentemente, o mais importante é ampliar, "engordar" a alma através da ajuda que prestarmos aos outros. Portanto, somente ingressarmos na fé não é o bastante. O fato de professarmos um credo significa apenas que podemos contar com um meio de salvar os outros.

Torna-se necessário, então, após a outorga do Ohikari (Medalha do Terapeuta), dedicarmo-nos de corpo e alma ao trabalho de salvação de muitas pessoas. Aí sim, todos seremos, realmente, agraciados por Deus com muitas bênçãos. Em última análise, o ingressar na fé corresponde à ultrapassagem do portão de entrada. Precisamos depois seguir em direção ao interior da casa e atingir também as dependências dos fundos. Só assim nos tornaremos pessoas virtuosas, de fé autêntica e capazes de promover a salvação da humanidade."

(O caminho da Felicidade )

 

Terapia e soonen (Relato do Rev. Fujieda)

"Certa ocasião, a pessoa que dedicava na cozinha da casa de Mokiti Okada, de repente, começou a se sentir sufocada, com o peito apertado, quase a ponto de vomitar. E então, sem as mínimas condições de dar continuidade às suas tarefas domésticas, pediu ao Mestre que lhe ministrasse o Tratamento.

Nesse momento, ele estava revisando alguns Ensinamentos, no segundo andar de sua residência. Então, após ouvir a solicitação da serviçal, pediu que ela ficasse sentada no cantinho da sala onde se encontravam e, simplesmente, deu continuidade à tarefa que vinha realizando antes.

Dez minutos depois, dirigiu-se à pessoa, dizendo-lhe: "Você já está bem; pode ir embora". A senhora deixou o aposento e pensou que, com certeza, Mokiti Okada iria ministrar-lhe o Tratamento à noite, já que, naquele momento, se encontrava muito ocupado. E então, de imediato, ela voltou à cozinha e, logo que chegou, todos lhe falaram sobre a incrível melhora que obtivera. Sua fisionomia já era outra, o que mostra que nosso Tratamento tinha sido bom, de verdade! E então, foi só daí que ela, realmente, percebeu que já estava curada.

Mais tarde, quando ela se dirigiu novamente ao Mestre para expressar seus agradecimentos, ouviu dele que a Luz de Deus estava se tornando cada vez mais forte, o que lhe permitia curar através do soonen. E a partir de então, quando tinha muitos trabalhos para realizar, Mokiti Okada passou a ministrar o Tratamento dessa forma."

(A Arte do Johrei Tratamento vol 2)

 

OBSERVAÇÃO: nesse último Ensinamento verificamos o forte deseje de Mokiti Okada de ajudar as pessoas. Sentimento, pensamento e vontade precisam estar alinhados para que isso aconteça, ou seja de querer ajudar a qualquer custo, de qualquer maneira, transformando isso de forma grandiosa. Notem também que o mesmo utilizava dessa forma quando estava sobrecarregado de trabalho, ou seja, só quando se fazia necessário.  Podemos entender que o modelo seja esse, e não sempre fazer dessa forma. O recebedor deve ir atrás, se esforçar para receber, e não apenas pedir e ficar confortavelmente sem qualquer esforço. Nesse caso, quando a pessoa se encontra longe, melhor pedir a Mokiti Okada que mande luz para a pessoa, pois o poder que Ele tinha é infinito, mesmo estando no Mundo Espiritual.

 

CONCLUSÃO – LER ATENTAMENTE

Importância

"Dificilmente falo sobre a importância do soonen no dia-a-dia porque tal maneira de agir, em geral, cria um efeito contrário, quer dizer, coloca obstáculos à compreensão.

Explicando melhor, quero dizer que tentar defini-lo conduz à idéia do estabelecimento de regras, restringindo assim o seu verdadeiro sentido. Na realidade, o soonen é um sentimento espontâneo, que brota no fundo do coração de cada ser humano, resultante da associação entre amor, vontade, disponibilidade e desejo sinceros. Tomemos, como exemplo, o ato de gratidão.

Há pessoas que agradecem tendo plena consciência desse sentimento e o expressam com naturalidade, levadas pelo ardente anelo de querer fazê-lo. Outros, ao contrário, pouco se preocupam com o reconhecimento dos favores recebidos e, às vezes, não vão além de uma atitude formal. Para que o soonen seja, portanto, verdadeiro, não pode haver regras nem imposições.

Precisa ser uma ação genuinamente espontânea que surge do interior de cada pessoa, levando-a a sentir-se desejosa de querer cultivá-lo cada vez com maior intensidade por achar insuficiente aquilo que faz. Quem age assim está cultivando o sentimento daijo e expressando um soonen autêntico e poderoso. Não é bom, portanto, falar constantemente a respeito de tão valiosa prática, para evitar a idéia de algo imposto como um mandamento.

Não estou, contudo, querendo dizer que seja desnecessário explicar o seu significado, mas, para que a explanação se torne eficaz, deve depender da oportunidade e das perguntas feitas pelos interessados nesse assunto. Daí a razão de eu, normalmente, abster-me de falar sobre o soonen, a não ser em momentos como este em que ocorreu uma dúvida e alguém quis esclarecê-la.

Fiquem, pois, cientes de que a fé imposta é temporária, mas aquela praticada com sentimento de profunda gratidão, espontânea, nascida de um "querer fazer" do fundo do coração, permanece para sempre."

(Evangelho do Céu vol 2)

Gratidão e ressentimento

"Pode-se perceber, quando analisados com mais detalhes, que todas as idéias e atos humanos pertencem ao Bem e ao Mal. A espessura da aura, por exemplo, está relacionada à prática de virtudes ou de erros. Quer dizer: quando alguém vive corretamente de acordo com a vontade de Deus, sente no seu interior a satisfação da consciência. Este soonen torna-se Luz que faz aumentar a vibração da aura. Ao contrário, no caso do Mal, criam-se nuvens que se acumulam no corpo espiritual e a impedem de expandir-se. Exteriormente também ocorre algo semelhante.

A ajuda aos outros transforma-se em Luz através do soonen de gratidão de quem obteve o auxílio, e o benfeitor a recebe pelo fio espiritual. No caso, porém, de ressentimentos de qualquer natureza, tais como ódios, invejas, ciúmes, essas vibrações negativas geram nuvens, que são transmitidas à vítima desses sentimentos maldosos, trazendo-lhe, em consequência, o aumento das máculas. Por essa razão, cada pessoa deve deter-se apenas na prática do Bem, procurando somente proporcionar alegria aos outros, evitando assim receber de alguém um soonen gerado por algum tipo de ofensa.

(Evangelho do Céu vol 2)

 

E COMO ACONTECE ISSO?

"Pergunta — O que acontece quando alguém dedica para prestar ajuda a outras pessoas?

Mokiti Okada — Aquele que foi ajudado sempre agradece ao seu benfeitor, e o soonen de agradecimento tem o poder de eliminar as máculas do dedicante. Assim, a repetição desse movimento amplia a alma daquele que prestou ajuda, porque a alma é livre para aumentar ou diminuir de tamanho."

(O caminho da Felicidade)

Participe da discussão

2 comentários

    1. Clique no ícone com desenho de FOLHA, ou no computador aparecerá INFO.
      O texto aparecerá após clicar nele.
      Excelente aula!

Deixe um comentário